terça-feira, 2 de agosto de 2011

Resenha - Venha Ver O Pôr-do-Sol & Outros Contos de Lygia Fagundes Telles

Título: Venha Ver O Pôr-do-Sol & Outros Contos
Autor: Lygia Fagundes Telles
Páginas: 78
Editora: Ática

Sinopse:
Fatos fantásticos ou dramáticos sacodem repentinamente o cotidiano de pessoas comuns, revelando facetas de um mundo ilógico e desumano. É essa vida que se lê nas páginas envolventes e profundamente inquietantes de Lygia Fagundes Telles.
Em Venha Ver O Pôr-do-Sol & Outros Contos estão reunidos oito dos mais representativos textos de Lygia, publicados inicialmente entre as décadas de 40 e 70. Mais do que um panorama de sua obra, uma fascinante viagem pela alma humana, na palavra precisa de uma escritora que com sensibilidade, consegue captar a vida, muito além das aparências do dia-a-dia.
O livro é pequeno, e os contos te deixam mais e mais curiosa (o), então você não consegue evitar e lê tudo de uma vez. O primeiro conto do livro e o que eu falarei hoje, é O Noivo.

Em O Noivo, o noivo esquece que vai casar, com quem vai casar e como vai casar. O grande mistério desse conto é descobrir quem é a noiva e o que aconteceu com o noivo para que ele ficasse tão esquecido... Não tem como falar muito sobre os contos, não serão resenhas enormes, por isso eu vou fazer um vídeo com meus comentários sobre o livro e postar amanhã.

O segundo conto é Natal na Barca, que fala sobre o sofrimento de uma mulher com seu casamento e seus filhos, um deles é um bebê que está na barca. Ao todo são 4 passageiros, a mulher com o bebê, o bêbado e o narrador. No começo não identifiquei o sexo do narrador, só depois, a medida que a leitura avançava percebi que era ... (não vou falar, senão perde a graça u.u). O mistério deste é a criança, esse bebê que parece que causará mais sofrimento a pobre mulher.

Venha Ver O Pôr-do-Sol um dos contos mais conhecidos de Lygia, mostra Ricardo e Raquel, Ricardo já foi namorado de Raquel, e a convida para um último passeio, uma última conversa antes do casamento dela.
O mistério gira em torno do caráter de Ricardo e do que ele é capaz de fazer com Raquel.

Em As Formigas, duas primas universitárias - uma estuda medicina e a outra direito, encontram uma pensão velha aonde alugam um quarto, quando chegam nesta pensão a dona avisa que no quarto alugado tinha uma caixinha de ossos de anão que o último estudante (também de medicina) deixara ali. O mistério é justamente sobre esta caixinha de ossos, que cisma de se empilhar sozinha...


Venha Ver O Pôr-do-Sol As Formigas são os contos que eu mais gosto, pois eles vão além do mistério dos outros contos... tem um toque de sobrenatural neles.

Jardim Selvagem conta sobre uma mulher misteriosa com que Tio Ed vai se casar, a mulher - Daniela é muito fina e educada, porém tem alguns comportamentos estranhos... e esses hábitos tão diferentes nos fazem duvidar sobre sua bondade.

Biruta é o conto mais bonitinho, fala sobre um orfão e seu cachorrinho chamado Biruta. Alonso foi adotado pela dona Zulu - uma velha muito rabugenta que briga com Alonso o tempo todo e detesta Biruta - seu melhor e único amigo. O mistério é sobre o que acontece com Biruta.

Antes do Baile Verde fala sobre uma jovem que tem um pai muito doente, ela pede ajuda a empregada para terminar de arrumar sua fantasia para o Baile Verde e depois tomar conta de seu pai que está nas últimas. Ninguém sabe o que acontecerá ao pobre pai com essas duas indo ao Baile...

Em O Menino vemos o amor que um filho pode ter pela sua mãe, ele demonstra não só amor, como também admiração e orgulho. A mãe do menino vai levá-lo ao cinema, e o menino vai feliz da vida, todo orgulhoso da mãe, quando chegam ao cinema a mãe começa a agir de maneira estranha, briga com o menino à toa e demonstra certa irritação quando ele pede para entrarem logo na sala, senão perderiam o filme... A mãe o faz esperar e se mostra irredutível, e do nada decide que é a hora de entrar, eles entram, se acomodam num lugar aonde tem 3 cadeiras vagas, um homem desconhecido senta ao lado da mãe... E é aí que todo o mistério começa.

O final desse é surpreendente, não que os outros não sejam, mas, esse me deixou com a boca aberta. Eu mal podia acreditar...

Adorei esse livro, vou procurar mais contos da Lygia. Eu recomendo! ;)
Vou postar o vídeo amanhã falando sobre todos os contos, não deixem de conferir!

4 comentários:

Aione Simões disse...

Não sou tão fã de livros de contos, mas esse parece ser bem interessante!
Legal você fazer o vídeo ;)
Beijos!

Ana Ferreira disse...

Liliana,
O que dizer além de que a Lygia Fagundes Telles é a minha escritora favorita, a minha maior inspiração?
Os contos dessa mulher são incríveis, com finais excelentes e cheios de mistério, de um encanto todo triste e sombrio que deixam o leitor boquiaberto.
"Venha ver o pôr do sol" é genial! Recomendo a leitura de "As Pérolas" também :D E todos os outros, rs.

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Liliana disse...

Meninas, obrigada pelo comentário. Prometo que amanhã sem falta eu respondo e visito o blog de vocês. ^^

Beeijos.

Alinne disse...

Não gosto muito de livros de contos.Sempre me canso com a leitura. Mas este parece ser interessante.
Bjos.

http://booksedesenhos.blogspot.com

REDES SOCIAIS:

Twitter YouTube Facebook

FACEBOOK

SEGUIDORES

ARQUIVOS

EDITORAS PARCEIRAS:

Editora iD Farol Editora DCL

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Tecnologia do Blogger.

BLOG PROTEGIDO:

myfreecopyright.com registered & protected