segunda-feira, 13 de junho de 2011

Resenha: O Menino do Pijama Listrado de John Boyne


Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: BOYNE, John
Editora: Cia das Letras
Páginas: 192.
Resenha por: Cris

Sinopse:

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Resenha:

Bruno é um garotinho de 8 anos que vive em uma casa grande e confortável em Berlim com sua mãe, seu pai - um militar alemão, para quem o Fúria tem grandes planos - e sua irmã mais velha. Ele tem 2 melhores amigos do mundo que estudam na mesma escola e seu lazer preferido é explorar algum dos muitos cômodos de sua casa.


Um dia, ao voltar da escola, Bruno descobre que sua família está se mudando mas ninguém lhe explica o verdadeiro motivo. ao chegar na nova casa, bruno se sente muito desconfortável e odeia o lugar pois, além da casa ser muito menor do que a antiga e não ter lugares para serem explorados, agora ele está longe de seus 2 melhores amigos do mundo e a única outra criança com quem pode brincar e conversar é Gretel, sua irmã, O Caso Perdido.

Ao olhar pela janela do quarto, Bruno percebe que há um lugar separado por uma cerca que aos seus olhos parece horizontalmente infinita e do outro lado desta cerca existem muitos outros meninos, pais, tios, avôs e homens que podem não ter família alguma, todos de cabelo raspado, muito magros e que vestem um estranho pijama listrado. Ele não sabe que alí é um campo de concentração e também não faz idéia do que seja isto.

Mesmo depois de receber advertências para não brincar perto daquele lugar, Bruno decide sair daquela entediante casa para explorar ao longo da cerca. A cerca parece ser realmente infinita e quando ele já está quase desistindo de chegar ao final percebe que ao longe está um ponto que depois se transforma numa mancha que vai tomando forma até bruno perceber que é um menino. Este menino veste um dos pijamas listrados.

Eles passam a se encontrar todos os dias para conversar secretamente e esta começa a ser a melhor coisa na vida de Bruno desde que saíra de Berlim. os dois melhores amigos do mundo começam a virar uma vaga lembrança e o menino do pijama listrado passa a ser seu melhor amigo do mundo. Então começa a história...

1 comentários:

Ana C. Nonato disse...

Olá!

A história é muito bonita. Mas cadê o seu parecer? A sua crítica? Ficou faltando. :/

Abraços!

REDES SOCIAIS:

Twitter YouTube Facebook

FACEBOOK

SEGUIDORES

ARQUIVOS

EDITORAS PARCEIRAS:

Editora iD Farol Editora DCL

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Tecnologia do Blogger.

BLOG PROTEGIDO:

myfreecopyright.com registered & protected