sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Entrevista com Tammy Luciano

Olá pessoal! Hoje teremos uma entrevista com nada mais, nada menos que a maravilhosa Tammy Luciano! Ela é um doce. Obrigada Tammy, por todo seu carinho e disposição em ajudar o Livros e Maiss! :))
Então, vamos ao que interessa. rs

1- Quando vc começou a escrever? E por que?

Me lembro de perceber a presença intensa da escrita na minha vida quando eu tinha uns 14 anos. Passei toda a adolescência envolvida com livros, cadernos, canetinhas, agendas e papel, muito papel. Fiz Artes Cênicas e jornalismo e acho que as duas carreiras fortaleceram a minha carreira de escritora. Mas eu sempre achei que ia fazer sucesso como autora de peças e nunca pensei em ser autora de livros e tê-los ainda por cima publicados. Eu não sabia nem como era. O escritor ia lá pessoalmente e vendia seu livro? Ahahahahhah... Nesse quesito eu era como uma menina do interior que nunca viu o mar. Alguém contou que existia, ela viu fotos mas não tinha ideia da imensidão e da beleza. Nunca passou pela minha cabeça estar encontrando leitores dentro de uma loja de livros e receber tanto carinho das pessoas. É maravilhosooo! Agora isso só aconteceu, porque eu escrevi uma crônica falando da modelo Fernanda Vogel, a mãe dela leu e propôs a ideia do livro (O primeiro livro da Tammy é Fernanda Vogel na Passarela da Vida). Sempre que posso digo que a Myrian Vogel foi minha madrinha literária. Ela me estendeu a mão e acreditou em mim da maneira mais especial possível. E eu não tinha ideia que minha vida mudaria dessa maneira. Hoje eu vou no Shopping, vejo meu livro no destaque e penso que alguém tinha um plano muito especial para mim. Eu espero estar correspondendo às expectativas.

2- De onde surgiu a ideia de "Toda Errada" ?

Um amigo comentou de uma ex-namorada louca que não o deixava em paz. Mimada, não aceitava o fim do namoro e insistia fazendo as coisas mais doidas possíveis para salvar um relacionamento que não existia mais. Eu costumo dizer que sempre quis ter um livro diferente, fugindo um pouco do que as pessoas estão acostumadas a ler, mesmo que isso fosse ser arriscado. Decidi ali que faria um livro em que a mocinha não tem nada de mocinha e a protagonista seria uma vilã. Não pensei muito o que as pessoas achariam do livro, acreditei na história e fui escrevendo, criando aquele universo da Mila. Fico feliz com o retorno dos leitores, os comentários, o livro está sendo bem positivo na minha carreira. E o curioso foi o questionamento de uma pessoa: Você é louca. Vai lançar um livro com um nome desses? Sou Toda Errada! Vai tirar foto segurando um livro com esse nome? Eu não me arrependi do livro e da escolha do nome em momento algum. Em 2011 deve sair o meu quarto livro e que ele seja tão amadinho como está sendo a história Sou Toda Errada.

3- Quais são seus objetivos como autora?

Eu quero continuar escrevendo para os leitores lindos que acompanham meu trabalho. Quero aprender, melhorando ainda mais meu texto. Antes eu escrevia mas não sabia como seria a recepção das pessoas e hoje tudo que mais quero é retribuir o carinho dos leitores que tão bem me recebem. Na Bienal por exemplo encontrei uma leitora que me acompanha desde 2003, é emocionante esse contato. Minha vontade é claro continuar escrevendo meus livros e quem sabe novos projetos podem surgir. Muita gente diz que Sou Toda Errada não pode ser só livro, vamos ver... O que eu quero é continuar escrevendo, conhecendo as pessoas com a ajuda do meu trabalho e poder contribuir de maneira positiva para o crescimento de leitores e livros nacionais.

4- Qual seu livro e gênero literário preferidos?

Eu adoro os livros chick-Lits, adoro a literatura para a mulher. Acho feio quem condena os livros femininos só porque eles tem uma capa colorida ou contam a história de uma protagonista moderna. Preconceito bobo. Já vi muito livro tido como cabeça não fazer pensar nada, falar mais do mesmo e de repente ler um livro "mulherzinha" e ele sacodir meus pensamentos. Eu coloco muitos questionamentos nas minhas histórias femininas, gosto de dividir com as leitoras as dúvidas que aparecem na nossa vida. Fico feliz de não estar nisso sozinha, de saber que tem um monte de escritora mulher maravilhosa fazendo a diferença na literatura. Eu também curto biografias, acho interessante saber o que alguém especial fez da oportunidade de viver.

5- Você se identifica com algum personagem do seu livro? Qual? E quais são as semelhanças entre vocês?

Em Sou Toda Errada, não me identifico com a Mila. Ela é muito radical e eu acho que a gente tem que saber perder, até porque se um cara não te quer mais, quem perdeu foi ele e o negócio é seguir para esperar o melhor que sempre vem depois. A Mila atrasou a própria vida, pensando em um cara que não queria mais nada com ela.

No meu livro novo, a personagem tem mais de mim, mas nem tudo já que eu não quero escrever detalhes da minha vida pessoal e procuro criar os acontecimentos das minhas histórias (Tammy escreveu 25 peças de teatro) em cima da minha imaginação, de possibilidades de acontecimentos. Minha nova protagonista é do bem e eu tento agir de maneira correta com as pessoas.

6- Um defeito ? Uma qualidade?

Todo mundo sempre cita um defeito como sendo uma quase-qualidade, né? Eu nunca li numa entrevista alguém dizendo: um defeito? Sou invejoso. (risos) Na verdade eu acho que somos seres humanos e temos muitos defeitos e qualidades. Quando eu sinto que estou com um sentimentos pequeno em alguma situação, tento me centrar, lembrar do que é importante nessa vida, nem sempre vou ser a estrela principal, ainda tenho muito para evoluir e quero melhorar, seja na maneira de pensar e agir. Um defeito que eu acho é que sou bagunceira. Para achar uma roupa as outras sofrem, meu escritório tem mais papel do que deveria. E viva a querida Sandra que chega no meu apartamento colocando tudo no lugar... Moro sozinha, meu apartamento é fofinho mas não saberia manter as coisas no lugar. Uma qualidade? Ah, eu acho que sou uma pessoa do bem. Lutei tanto para chegar até aqui e hoje sinto que seguir, sem ficar mastigando mágoas é que fez minha vida acontecer. Eu só penso no presente, eu vivo para me dedicar aos meus livros. O pensamento de plantar o bem dentro de si é uma opção de vida que faz você crescer como pessoa. Me assusta a ideia de pessoas que vivem para se incomodar com a felicidade do outro. Essa semana eu disse: Basta você fazer algum sucesso que aparece alguém bem fracassado pra falar, bater o pé e descaramente se incomodar com a sua existência. Quando isso acontece, eu saio de fininho. Existe holofote pra todo mundo! O mundo é nosso e das oportunidads que batalhamos.

7- O que você diria aos seus leitores? E a quem quer ser tornar escritor?

Primeiro, um enorme obrigada pelo carinho com meu trabalho. Vocês fazem a minha vida mais feliz. Se você quer ser escritor, não pense que é difícil. Se pensar assim, nada acontecerá. Quem conquistou sucesso na literatura é um ser humano igual a você. Então faça planos sim, escreva muito, tenha humildade, não se ache melhor do que ninguém, acredite no seu livro e lute pra ele acontecer. Eu por exemplo se fosse escutar algumas opiniões não teria lançado Sou Toda Errada. Acreditei no projeto e sou forte o bastante para seguir e ir além dos julgamentos superficiais. A resposta está aí. Meu livro vendendo bem, um monte de leitora linda me escrevendo e eu me realizando muito. É só pensar: vai acontecer, vai acontecer. A vida aconteceeeeee! E para todo mundooooo!

Obrigada pelo carinho comigo, Lili! Adorei estar aqui conversando com vocês. Muito sucesso para o Blog! Sejam sempre felizes! Beijinhos; Tammy.

Obrigada a você, Tammy, pela atenção.

Beijos a todos!

2 comentários:

Kézia Lôbo disse...

Parabens pela entrevista!!!
Adorei!!

Pri Beletato disse...

Excelente entrevista! A Tammy é realmente fofa, além de ser claro, uma escritora talentosa. Dá pra imaginar que essa escritora tem defeito? ahahaha... adorei essa pergunta.

Beijinhos e sucesso sempre para a Tammy!

REDES SOCIAIS:

Twitter YouTube Facebook

FACEBOOK

SEGUIDORES

ARQUIVOS

EDITORAS PARCEIRAS:

Editora iD Farol Editora DCL

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Tecnologia do Blogger.

BLOG PROTEGIDO:

myfreecopyright.com registered & protected