domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha: “Almas Gêmeas”, de Fernanda Matias.

Livro: Almas Gêmeas
Série: Evolução
Autora: Fernanda Matias
Editora: Baraúna
Páginas: 443
Resenha por: Bru ‘Duda’

Sinopse: Camila, com seus quase 17 anos, se vê de repente num mar de preocupações entre o fim do colegial, o início de uma faculdade e a saída do leito familiar. Se não bastasse isso ela ainda terá que enfrentar uma mudança inesperada e habilidades que ela desconhecia. Mas ela não estará sozinha. Pessoas como ela a ajudarão. E Camila vai começar a entender diversas atitudes impostas pela sua amiga de infância, Penélope e o sarcástico Sílvio. Uma atração irresistível fará com que eles se unam e tragam para o grupo Fábio, o único sem habilidades diferentes. O que une esse quatro jovens? Quais são os segredos que Camila não compartilha? Quem são eles? E o que serão capazes de fazer?

Se você está de fato saturado de histórias de vampiros e procura um livro diferente para ler e gosta de histórias que abordam a área do sobrenatural, comemore: Almas Gêmeas deve entrar na sua lista de livros para ler. O primeiro volume da série Evolução – que serão quatro livros – nos apresenta a história de um grupo de adolescentes que se aproximam e acabam se tornando amigos, apesar das diferenças, por dividirem habilidades não-humanas – prever futuro próximo, explodir coisas, conversar por pensamentos, entre outras – mais ou menos no estilo da conhecida história dos mutantes de X-Men.

Não se deixem enganar pelo título e capa do livro: Almas Gêmeas não é um romance meloso sobre um casal protagonista. A própria autora deixa bem claro através de seus personagens ao longo do livro de que o conceito que a raça humana tem de almas gêmeas é muito diferente do conceito real no livro. Porém, apesar de não ser focado completamente em um romance, ele existe e serve como pano de fundo para a história e junto com o romance também existem as traições, amores antigos, inseguridades e até mesmo um inusitado triângulo amoroso, do qual fica realmente difícil decidir qual par é o seu preferido.

Uma das características mais interessantes da história é que a autora balanceia muito bem as diferentes abordagens que são feitas ao longo das páginas. O drama comum da vida de um adolescente no último ano do colégio – preocupações com a carreira e vestibular, medo do futuro e da incerteza do que pode estar vindo pela frente – se mistura aos relacionamentos, quando não sabemos como agir, as dúvidas e vontades e também à abordagem das habilidades que são um fator de preocupação a mais na vida de um dos grupos, nunca ‘cansando’ o leitor e sempre apresentando novas informações.

Outra característica é que a história possue quatro narradores diferentes: Penélope, Camila, Sílvio e Fábio. Confesso que a princípio achei que isso iria somente atrapalhar a leitura pois a troca de narrador é constante, praticamente um por capítulo, mas me enganei. Não há quebra no ritmo na narrativa em nenhum momento e a troca acaba agregando um olhar múltiplo sobre todos personagens e seus pensamentos e atitudes frente às situações nas quais eles estão envolvidos, algo que não é possível quando se lê um livro que é contado por um só narrador-personagem. Ainda há o diálogo desses personagens que narram a história com o leitor, um recurso que é muito apreciado e te leva mais ainda para dentro do livro, que a autora usa com muito bom senso, sem pecar pelo excesso.

O ponto “fraco” são as páginas finais: poucas respostas são reveladas. Entretanto, acabei de ler o livro com a sensação de saber muito mais sobre o que está acontecendo do que as próprias personagens, ou pelo menos, creio que tenho uma boa teoria. Espero ansiosamente a continuação da série, que, infelizmente, ainda não tem data de lançamento.
———————

Quer ganhar o livro Almas Gêmeas, de Fernanda Matias? O livrosemserie está sorteando. Basta seguir o LeS e a Série Evolução no twitter e dar RT na seguinte frase abaixo, até às 23h59min do dia 27 de agosto! O resultado será divulgado durante o final de semana.

RT Quero ganhar o livro “Almas gêmeas” que o @LivrosEmSerie e @serievolucao estão sorteando! http://migre.me/165lW

Clique aqui para participar da promoção.
Boa sorte!

1 comentários:

Kézia Lôbo disse...

Ola!!! COmo solicitado estou passando para visitar seu blog e gostei bastante! Vou segui-la!!!
Agora convido vc a conhecer o meu:
http://ofantasticomundodaarte.blogspot.com/

A capa desse livro é muito linda e a resenha muito boa!!! PArece ser mesmo uma boa história!!! VAi entrar na minha listinha!!!

REDES SOCIAIS:

Twitter YouTube Facebook

FACEBOOK

SEGUIDORES

ARQUIVOS

EDITORAS PARCEIRAS:

Editora iD Farol Editora DCL

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Tecnologia do Blogger.

BLOG PROTEGIDO:

myfreecopyright.com registered & protected